Ensinar Marketing de Rede

Pode ser difícil explicar de forma clara e sucinta, como funciona o marketing de rede e este é um passo determinante na apresentação do negócio. A pessoa a quem estivermos a fazer a apresentação não pode tomar uma decisão consciente se não estiver na posse de elementos que a ajudem a ponderar prós e contras.

Apresentar o negócio às três pancadas, cria a ilusão de que se trata de uma actividade onde se ganha muito, fazendo pouco. Nada mais errado. Permitir que essa ideia se propague revela pouco profissionalismo e dá uma má imagem à indústria.

Temos a obrigação de deixar claro, o que é e como funciona o marketing de rede, para que os nossos prospectos possam decidir em consciência. Se juntarmos a isto o treino e acompanhamento adequados para que este novo empreendedor desenvolva a sua actividade estaremos a garantir elevadas taxas de retenção.

Para fazer face a este desafio e preparar as pessoas que trabalham comigo, eu uso o método de Don Failla, que partilho aqui convosco.

Como funciona o marketing de rede?

É importante que a pessoa a quem está a apresentar o conceito de marketing de rede, perceba desde o primeiro dia que não é preciso patrocinar o mundo inteiro para ganhar muito dinheiro e que o importante é concentrar-se, preparar a sua equipa e ajudá-la a começar.

Agarre numa caneta e numa folha de papel e rabisque dois vezes dois. Faça a conta ao alto como se estivesse na escola primária. Desta forma, deixamos espaço para mais à frente fazermos outras contas ao lado o que nos vai permitir comparar valores com mais facilidade.

Vá explicando à medida que faz os cálculos, que se cada uma dessas duas pessoas, patrocinar outras duas, significa que quatro novas pessoas vão entrar na sua organização, e se cada uma destas quatro patrocinar mais duas, a sua rede vai ganhar mais oito pessoas que se por sua vez patrocinarem mais duas cada, vão trazer mais dezasseis pessoas.

Agora, na coluna ao lado, refaça os cálculos mas com três e vá explicando: “Se você patrocinar três pessoas e as ensinar a patrocinar outras três, consegue mais nove. De seguida, você ensina essas três a ensinar as nove a patrocinar outras três e fica com mais 27. Descendo mais um nível, fica com 81.”

Entre as duas organizações há agora uma diferença de 65 pessoas. Chame a atenção para o facto de que a diferença real é de apenas uma pessoa. Cada uma das pessoas da rede teve apenas de patrocinar/ensinar mais uma pessoa – em vez de duas, cada uma patrocinou três.

Vamos ainda acrescentar uma coluna e ver qual seria o impacto se, em vez de três, cada um patrocinasse quatro. Enquanto escreve vá explicando: “Você patrocina quatro pessoas e ensina-as a patrocinar outras quatro. De seguida, você ensina as suas quatro a ensinar às dezasseis como patrocinar mais quatro cada, adicionando mais 64 ao grupo. Descendo mais um nível fica com mais 256.”

Não se esqueça de comparar os valores finais e iniciais. Calcule a diferença entre 256 e 16 e diga: “O seu grupo tem agora mais 240 pessoas, mas na verdade cada um patrocinou apenas mais 2 pessoas.”

Termine com cinco. A esta altura, o seu interlocutor já percebeu a mecânica, pelo que já não precisa utilizar os termos patrocinar e ensinar.

Basta ir comentando: “ Cinco vezes cinco, vinte e cinco, vezes cinco, cento e vinte e cinco, vezes cinco, seiscentos e vinte e cinco.”

A diferença agora para o primeiro caso, é de 609 pessoas e mais uma vez, a diferença real é cada pessoa patrocinou apenas mais 3 pessoas.

Não deixe de chamar à atenção para o facto do primeiro número de cada multiplicação (o dois, o três, o quatro ou o cinco) é o número de pessoas que conseguimos patrocinar que querem realmente desenvolver o negócio. Pode ser necessário patrocinar mais pessoas para conseguir estas cinco.

Há luz disto, se olharmos para o guardanapo outra vez, e somarmos os produtos (dentro dos círculos), percebemos que temos 780 pessoas no nosso grupo realmente interessadas em desenvolver o negócio.

Em Marketing de Rede não é preciso vender?

Em qualquer organização de Marketing de Rede em que você possa contar com 780 pessoas realmente interessadas em desenvolver o negócio, está a contar com 780 pessoas que consomem os produtos, o que lhe gera por si só um grande volume. Se cada um deles tiver 10 amigos, familiares, conhecidos ou colegas que usem os produtos estamos a falar de mais 7.800 pessoas.

 

Subscreva a revista electrónica

Mantenha-se actualizado sobre as melhores estratégias em internet marketing e networking. Aprenda a:

  • Melhorar a sua taxa de retenção
  • Capturar contactos grátis
  • Atrair distribuidores
  • Criar e gerir o seu escritório online
  • Patrocinar à distância com eficácia superior
  • Construir ou reparar a sua reputação online
  • e muito mais!


Feitas as contas, temos um total de 8.580 consumidores regulares, e não estamos aqui a contar com aqueles que patrocinamos e que acabaram por não desenvolver a actividade mas ficaram como consumidores. E é preciso não esquecer que chegámos a estes números patrocinando apenas 5 pessoas realmente empenhadas em desenvolver a actividade.

A importância de ensinar Marketing de Rede

A maioria das pessoas consegue manter uma relação directa com as três primeiras linhas, mas é difícil manter a mesma proximidade com as seguintes. É por esta razão muito importante ajudar a primeira linha a desenvolver o seu negócio e ensiná-la a ensinar as linhas que se lhe seguem. E é pela mesma razão que não interessa ter 20, 50 ou 100 pessoas na primeira linha.

Devemos sempre limitar o número de pessoas na nossa primeira linha, ao número de pessoas que conseguimos acompanhar em simultâneo, com qualidade. Quando essas pessoas estiverem preparadas para trabalhar de forma completamente autónoma, você estará livre para patrocinar outra pessoa realmente interessada, mantendo em 5 o número de pessoas que patrocina em simultâneo no seu negócio de Marketing de Rede.

Rating: 2.3/5 (12 votos)




ONLINE
3